Núcleo Agapinho

Agapinho é o núcleo de psicologia infantil da clínica Ágape especializado em saúde mental e bem-estar de crianças e adolescente.

O Agapinho trabalha as emoções, os comportamentos e as cognições através de técnicas, atividades e procedimentos lúdicos que tornam a psicoterapia um processo divertido e estimulante. A psicoterapia com crianças, normalmente, implica dois tipos distintos, embora independentes, de atuação do terapeuta: a intervenção realizada diretamente com a criança e a intervenção realizada com a família e até mesmo com a escola, quando houver necessidade.



TERAPIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

É importante se detectar alterações do desenvolvimento desde a infância, pois auxilia na identificação da compatibilidade entre idade cronológica e idade mental. Queixas escolares e até mesmo familiares são frequentes: problemas de aprendizagem, queixas atencionais e de agitação, dificuldade de memorizar conteúdos acadêmicos e compreender instruções (ordens mais complexas), entre outros. Estes fatores podem influenciar em aspectos emocionais da criança, como por exemplo o sentimento de frustação frente a as dificuldades no ambiente acadêmico, que também refletem em alterações de comportamento e interferem no funcionamento cognitivo e no rendimento escolar.

TERAPIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

É importante se detectar alterações do desenvolvimento desde a infância, pois auxilia na identificação da compatibilidade entre idade cronológica e idade mental. Queixas escolares e até mesmo familiares são frequentes: problemas de aprendizagem, queixas atencionais e de agitação, dificuldade de memorizar conteúdos acadêmicos e compreender instruções (ordens mais complexas), entre outros. Estes fatores podem influenciar em aspectos emocionais da criança, como por exemplo o sentimento de frustação frente a as dificuldades no ambiente acadêmico, que também refletem em alterações de comportamento e interferem no funcionamento cognitivo e no rendimento escolar.

TERAPIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

É importante se detectar alterações do desenvolvimento desde a infância, pois auxilia na identificação da compatibilidade entre idade cronológica e idade mental. Queixas escolares e até mesmo familiares são frequentes: problemas de aprendizagem, queixas atencionais e de agitação, dificuldade de memorizar conteúdos acadêmicos e compreender instruções (ordens mais complexas), entre outros. Estes fatores podem influenciar em aspectos emocionais da criança, como por exemplo o sentimento de frustação frente a as dificuldades no ambiente acadêmico, que também refletem em alterações de comportamento e interferem no funcionamento cognitivo e no rendimento escolar.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Estando a criança ainda em desenvolvimento, torna-se importante a Avaliação Neuropsicológica com o objetivo de possibilitar as intervenções terapêuticas cabíveis. A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas. Através de instrumentos psicométricos, escalas do desenvolvimento e análise qualitativa da produção do paciente, consegue-se identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental; nos permitindo avaliar as seguintes funções cognitivas: práxias (sequencia de movimentos para execução de algum ato/atividade motora) ; gnosias (reconhecimento de objetos por meio de um dos sentidos); habilidades visuo-perceptivas, construtivas e espaciais; velocidade de processamento de informação; linguagem; memória; funções executivas (flexibilidade mental, abstração, formação de estratégias e conceitos, atenção e concentração) e eficiência intelectual. O número de sessões para a aplicação desses instrumentos vária bastante, porém, na maioria dos casos, são necessárias de 8 a 10 sessões.